03 Fevereiro 2023

Retratos pornossexualigráficos: as histórias contadas pelas sujeitas de [r]e[s][x]istências no romper anti-higiênico com o cis-tema de arte (dissertação/mestrado)


Mestrado, Ano: 2022, Bolsista Capes, Pornossexualigrafia, Artes Pornossexualigráficas, Dissertação, PPGAV-UFRGS

Mais que uma dissertação de mestrado, esta é uma dissertação-manifesto da minha jornadamestrado em poéticas visuais, pela qual vou me conectando a tantas pessoas e ideias para traçar uma análise crítica do CIS-tema de arte a partir de diversos marcadores sociais como raça, gênero, sexualidade, religião, classe entre outros para pensar as artes das sexualidades.

Neste intuito, estabeleço relações entre a minha construção imagética e o CIS-tema (Viviane Vergueiro, 2015; Maria Amélia Bulhões, 2014) de arte a partir de conceitos como Pornografia e Pornocultura (Walter Kendrich, 1995; Lynn Hunt, 1999; Claudia Attimoneli, 2017); Pós-Pornografia e o Movimento de Arte Pornô (Bruna Kury, 2021; Laura Milano, 2014; Eduardo Kac, 2013); Representação (Louis Marin, 2001); Contrassexualidade (Paul B. Preciado, 2017) e os estudos do professor doutor Afonso Medeiros (2008, 2010, 2016) sobre as categorizações de trabalhos artísticos que transitam pela sexualidade entre artes erótica e pornográfica.

Tendo o conceito de sistema de arte apresentado pela professora doutora Maria Bulhões e a dualidade ausência/presença trazida por Marin como bases, vou estabelecendo relações entre as minhas putarias artísticas com marcadores sociais da diferença, analisando-os criticamente em relação à construção do próprio CIS-tema de arte e dos apagamentos, silenciamentos e violências provocadas por este sistema. Buscando a partir de outras epistemologias – imagéticas e da palavra – pensar caminhos para a construção de Dispositivos de Arte (Bruno Novadvorski, 2021) que reflitam sobre as interseccionalidades entre aqueles marcadores sociais e as artes visuais contemporâneas num processo de rompimento anti-higiênico com este CIS-tema.

Partindo destas relações, proponho, a partir de nove pontos, a ideia de Pornossexualigrafia que é um convite a ruptura, à construção de devires epistemológicos – imagéticos e conceituais. A pensar para além da dualidade erotismo/pornografia e na própria exclusão desta relação. Nesse novo mundo que não está mais porvir, pelo contrário, já está por aí, ocupando as brechas, criando outros espaços, separações entre artes eróticas e pornográficas já não fazem mais sentido, as artes da sexualidade são o que são.

Assim, apresento minhas putarias artísticas e as entendo como obras que transitam pela sexualidade, nudez, pornografia, pós-pornografia, dissidência, pelo implícito e o explícito, pelo erotismo como resultados de processos criativos e artísticos, de pensamentos e reflexões minhas, enquanto artista, pesquisador, agente sobre tais temáticas. São grafias de um desejo artístico como formas de existências e resistências de sujeitas que foram relegadas às margens do CIS-tema e de onde faço um convite: vamos surubar e construir artes-outras, as Artes Pornossexualigráficas.

Palavras-chave: CIS-tema. Arte. Sexualidade. Marcadores Sociais. Pornossexualigrafia

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