Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em 2011 como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Artes Visuais aoCentro de Educação Profissional - Educação a Distância SENAC - DF
ORIENTADORA: Profª. Esp. Isabela Barbosa Rodrigues
Resumo
Este trabalho mostra como a arte pode ser um agente transformador e ter um papel social crítico amplo e pertinente. Para desenvolver tal objetivo, tem como tema a luta da mulher por direitos iguais, tendo em vista as diversas formas de preconceitos ainda vivenciadas por elas. Estudos realizados pela Organização das Nações Unidas e disponível no relatório The World’s Women 2010 - Trends and Statistics observam a prática nos mais diversos campos: educação, trabalho, em casa, entre outros. Para chamar atenção a este assunto, 25 pôsteres foram criados.
Em cada um deles, uma homenagem a uma mulher que se destacou em sua área de atuação e transformou a sua história e a sociedade. Os cartazes foram criados utilizando-se de duas técnicas: a arte digital e a xilogravura. Esta pelas raízes milenares que nela vivem e aquela pela conexão com o mundo moderno. Na arte digital, foram utilizados programas de computadores para a criação dos rostos femininos e os desenhos de fundo. Com a técnica da xilogravura, carimbos que foram gravados sobre os elementos criados no computador e já previamente impressos. Como suporte para as obras, foi escolhido o pôster, peça gráfica de extrema importância para história da arte e da humanidade.
Entre os diversos movimentos artísticos, dois influenciaram o processo de criação visual: a Pop Art e a Street Art. Ao final, o trabalho une harmoniosamente todas as funções desejadas: ser crítico, trazer um tema de extrema relevância ao cenário atual, ser artístico e, ainda, prestar homenagem a grandes mulheres da história.