14 Agosto 2020

Paulo Pomkerner


Ano: 2020, Exposição, Fotografia, Photography, Ensaio Fotográfico, Clipping

A fotografia em tempos de pandemia
por Paulo Pomkerner

Toda a classe artística está sofrendo nessa quarentena e conosco, fotógrafos, não é diferente. Grande parte do nosso trabalho depende de contato social, seja através de modelos em estúdio ou caçando o instante perfeito nas ruas e nada disso é possível agora. Então, o que fazer? Reinventar-se, claro. Agora é a hora de estudar, de conhecer novas vertentes fotográficas e autores. De colocar no papel aquela ideia que há tempos está martelando na cabeça e encontrar formas para fazer dela realidade. De voltar os olhos para o cotidiano, para o familiar, e descobrir aquilo que estava velado pela rotina.

E se tudo isso não for o suficiente, podemos aderir aos ensaios virtuais feitos à distância. Um dos mais belos exemplos que tenho acompanhado é o trabalho do fotógrafo Chris, The Red. Há anos estuda o nu, os corpos, a sexualidade e, apesar de estar acostumado a trabalhar em casa, como continuar durante a quarentena? “Fotografar é comunicar-se, mas como realizá-lo e manter-se em casa?” A partir destes questionamentos nasceu o projeto “Corpos em Quarentena”.

Os ensaios são feitos utilizando chamadas de vídeo, registrando os modelos em suas casas, em seu familiar. Segundo o fotógrafo, o projeto surgiu sem pretensões, apenas com amigos e outros modelos com quem já havia trabalhado, como uma estratégia para aprender a fotografar nesse processo de pandemia, mas em pouco tempo o projeto ganhou uma nova dimensão, ultrapassando todas as fronteiras.

Mesmo sem saber qual será o destino dessas imagens, se irão materializar-se em uma exposição ou livro, os frutos desse trabalho já estão sendo colhidos em forma de novas amizades. “A arte existe porque a vida não basta”, como disse Ferreira Gullar e, em tempos de quarenta, só a arte consegue aliviar nossas angústias em relação ao futuro.