02 Novembro 2019

Diário da Região (11/2019)


Exposição, Fotografia, Photography, Ano: 2019, Ensaio Fotográfico, Clipping

Exposição discute a repressão da nudez
por Harlen Felix

Fotógrafo brasiliense radicado em São Paulo, Chris The Red tem sua objetiva focada na nudez do humano. Por meio de seus registros, busca sensibilizar a sociedade para a importância da educação sexual na formação das pessoas. "Fotografar a nudez não é fazer uma foto de uma pessoa pelada. Estar nu diante da câmera representa o desprendimento de inúmeras camadas, sociais e pessoais", comenta ele, que participa da Madre com a mostra "Toda Nudez Será Repreendida".

A mostra nasceu em 2017, após o ataque a diversas manifestações artísticas em que o nu fazia parte da encenação.

"Não temos uma relação correta com a nossa sexualidade. As crianças são curiosas perante o mundo e fazem perguntas que os pais não estão preparados para responder, colocando questões como a sexualidade no lugar do tabu, do proibido."

Segundo ele, a sexualidade está relacionada ao comportamento, exercendo uma influência muito forte sobre ele. "Uma criança que, na escola, aprende a conhecer o seu próprio corpo, não permitirá que um adulto toque em determinadas parte dele sem a sua permissão. Ela entenderá que o corpo tem privacidades. Sem educação sexual e com o despreparo dos pais, abrimos espaço para todos os tipos de violência", diz. "Sem a correta orientação, as pessoas vão buscar respostas para suas dúvidas relacionadas à sexualidade em outros espaços, como a internet, deixando suas fantasias serem alimentadas pela indústria pornográfica. Com isso, passam a reproduzir padrões comportamentais doentios em relação ao sexo", reforça o artista.