Criações feitas para o curso DESIGN GRÁFICO: exercícios para elaboração de linguagem visual com Gustavo Piqueira, no site Saibalá.
Capa 01: Visão Objetiva
Aqui, está a primeira, como ele me pediu. Direta, objetiva, sem meio termos. E esta é a interpretação que faço do conto para a minha primeira capa, para esta mulher chamada Felicidade, que ao trancar o coração partido pela perda do homem que amava, transformou o seu amor em ajuda ao próximo, em conquistar a afeição da família da casa onde trabalhava e cuidava. Em resumo, uma mulher de coração simples que sai de sua terra para cuidar da casa de uma senhora na cidade de Pont-l Évêque.
Capa 02: Visão Subjetiva
Nesta, apresento minha interpretação do momento da morte de Felicidade, um coração simples transformado em espírito santo na forma de um papagaio.
Capa 03: Demandas Objetivas
Para a terceira capa, um mix de Illustrator e Photoshop. Desenhei o nome Flaubert no primeiro e editei no segundo. Dando um aspecto de imagem que vai se dissolvendo como o espirito de Felicidade.
Capa 04: Condições Adversas
Nesta, apenas adicionei um fundo com cores tropicais na capa 03 para atender a demanda do Gustave de deixar a capa mais tropicalizada.
Capa 05: Limitação como Parâmetro
Na capa em cor única offset, criei o coração no Adobe Illustrator e depois, no Photoshop, finalizei a capa. Na outra, em silk, primeiramente, desenhei todos os elementos - Nome e autor do livro e o coração, utilizando o aplicativo Paper 53, exportei para o illusrtrator para vetorizar e montar a capa.
Capa 06: Recursos de produção como solução gráfica
Para compor a capa, foram criadas 9 lâminas com imagens impressas em acetato transparente. Os quatro elementos (coração, chave, cruz, papagaio) representam a história da personagem principal, Felicidade. No Gif, as lâminas posicionam-se da última até a primeira lâmina contendo o nome do autor e o título do livro.
Capa 07: Síntese
Nesta, concentrei a capa em dois elementos: coração e chave como representantes do afeto e do cuidado que Felicidade oferece. A própria chave forma uma cruz, como elemento que representa a morte de Felicidade.
Capa 08: Público
Para criar a capa para o público adolescente, de 13 a 17 anos, criei um coração pixelizado que lembra jogos de video game.
Capa 09: Objetos de casa
Para a última capa, fotografei uma pena e um coração de pelúcia vermelhos que tenho em meu escritório. Manipulei as imagens no Photoshop e construí a capa.